domingo, março 6

Habilitações Biomédicas - Parasitologia

A Parasitologia, como o nome já diz, tem foco no estudo dos parasitas que possam afetar a saúde humana, sejam eles unicelulares ou pluricelulares. Existe uma diversidade enorme de parasitas que utilizam o organismo humano como hospedeiro, causando as mais diversas patologias possíveis. Cabe ao Biomédico a identificação do parasita, para que sejam tomadas as medidas corretas de tratamento do paciente.


Desculpe a imagem gente, mas... Biomédico vai ter que lidar com isso sim!


      Os parasitas da saúde humana podem ser de diversos tipos e classificações no reino animal. Vão desde protozoários unicelulares, passando por nematelmintos e platelmintos (vermes achatados e lisos) até representantes do reino dos artrópodes. Há também diversas patologias associadas que geralmente são transmitidos ao humano por meio de um vetor, um hospedeiro intermediário que atua como transmissor do parasita. Um exemplo é gato, que atua como vetor do protozoário Toxoplasma gondii, causador da Toxoplasmose nos humanos.

      Por meio de análise de amostras humanas, como as fezes, o Biomédico determina qual o parasita presente no paciente, e qual o melhor método de eliminá-lo. O microscópio é instrumento fundamental, e no curso superior há uma matéria totalmente dedicada a isso. Nessa matéria, o aluno precisa conhecer os mais diversos tipos de parasitas e identificá-los por meio dos microscópios, para que na prática identifique facilmente a presença deles em materiais humanos.


      Uma especialização muito interessante, é importantíssima para a prevenção das mais diversas patologias, pois grande parte das mesmas é causada por meio destes parasitas. Pode parecer nojento, mas na prática, se torna muito interessante conhecer a composição destes animais, seus mecanismos de transmissão e proliferação, bem como as patologias e tratamentos necessários para eliminá-los. É mais um dos muitos campos interessantíssimos que só a Biomedicina possui! Até a próxima!

2 comentários:

  1. muito legal


    Desculpe a imagem gente, mas... Biomédico vai ter que lidar com isso sim!

    moss q imagen + top,so e foda pra quem tem isso dentro de si

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)