domingo, março 6

Habilitações Biomédicas - Microbiologia e Virologia

Estas especializações da Biomedicina tratam do que popularmente conhecemos como "micróbios". Os organismos microscópios, sejam eles procariontes ou eucariontes, unicelulares ou multicelulares, fazem parte do estudo da Microbiologia, e dos organismos virais trata a Virologia.



Microbiologia

      A microbiologia na Biomedicina está constantemente relacionada à Parasitologia, pois a maioria dos microorganismos é parasita causador de doenças. Há também o ramo da microbiologia que está relacionado aos microorganismos presentes nos alimentos, mas esta é outra especialização da Biomedicina que tratarei mais à frente.

      Atuando no desenvolvimento de novos medicamentos, como os antibióticos, bem como nas mais modernas técnicas de uso dos microorganismos na proteção da saúde humana, o Biomédico especialista em Microbiologia é outro grande contribuidor da saúde humana. Os antibióticos e medicamentos do gênero são produzidos de forma eficaz por meio de análise dos seus efeitos em bactérias, que são microorganismos. Algumas bactérias são alteradas de forma a destruirem outras causadoras de doenças, mas sem fazer mal ao organismo humano.


      Semelhante à parasitologia, é necessário, no curso superior reconhecer os mais diversos tipos de microorganismos, bem como identificar suas diferenças e suas funções, sejam elas benéficas ou maléficas. O uso do microscópio também é constante. O Biomédico Microbiologista possui grande campo de trabalho ao lado de outros profissionais para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de proteção à saúde humana e erradicação de organismos microscópicos maléficos e também no cultivo de microorganismos que sejam benéficos ao homem.

Virologia

Os vírus tem uma grande participação nas patologias que afetam o homem. São seres extremamente pequenos, que possuem a função única de reproduzir-se (utilizando de uma célula). Com essa reprodução, eles destroem as células do corpo do hospedeiro e causam as mais diversas doenças.

Os vírus não são considerados seres vivos, pois dependem inteiramente de uma célula para se reproduzir. Ele porta material genético e é capaz de criar uma relação de hereditariedade, mas somente com a presença de outro organismo. Os vírus também não podem ser classificados taxonomicamentes (reinos, classes, filos) e seu tamanho é muitas vezes menor que uma célula procariótica.

O Biomédico que trabalha com a Virologia tem por objetivo identificar e classificar o vírus, identificar seus métodos de reprodução, bem como as possíveis patologias que os mesmos podem causar. O Biomédico também identificará quais os métodos de diagnóstico das patologias que esse vírus causa, como o organismo humano irá reagir a ele e os métodos de eliminá-lo e garantir a saúde do organismo. Também é vital o conhecimento de todos os mecanismos de infecção e epidemias, bem como a eliminação delas de modo seguro.

Inimigos quase invisíveis, ao mesmo tempo que podem causar as mais diversas patologias, podem ser utilizados de forma a beneficiar o homem. Há alguns vírus denominados bacteriófagos, que buscam células de bactérias para sua reprodução. Isso pode ser extremamente benéfico, pois estes vírus podem ser manipulados ou cultivados de forma a atacar determinadas bactérias causadoras de doenças sem causar prejuízos ao homem. O Biomédico Virologista pode bem atuar na área de pesquisa e manipulação destes vírus.

A Virologia é uma especialização muito interessante (e qual delas que não é? rsrs), e realmente o estudo dos vírus se torna importantíssimo na garantia da saúde humana.

4 comentários:

  1. essa especialização é muito fascinante pra mim, eu acho incrível!

    ResponderExcluir
  2. Oi gente alguém pode me dizer onde trabalha um biomédico microbiologista?
    E o que ele faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PESQUISA NO GOOGLE FLOR! LA VC SERÁ BEM INFORMADA!

      Excluir
    2. ESTOU COMEÇANDO A ME APAIXONAR POR ESSA PROFISSÃO!

      Excluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)