segunda-feira, maio 23

Habilitações Biomédicas - Fisiologia (Geral e Humana)



A Fisiologia é o ramo da Biologia responsável por estudar as funções, processos e interações das células, órgãos e sistemas dos organismos vivos. O estudo de suas estruturas, dos mecaninsmos que as ativam, param, alteram ou concluem. Na fisiologia você terá o entendimento detalhado de como o corpo funciona, essa máquina perfeita e muito bem ajustada.

Dependendo das divisões do corpo, temos diferentes divisões da fisiologia. Por exemplo, à nível celular, temos a Fisiologia Celular (ou Biologia Celular), aonde estudamos as interações e os processos que promovem o funcionamento das células. A Fisiologia Sistêmica aborda o funcionamento dos mais diversos sistemas do corpo, como o digestório, respiratório, excretor... A Neurofisiologia é responsável por entender os processos do sistema nervoso, e assim por diante. Cada parte, sistema, região e grupo do corpo é estudado pela Fisiologia, para um completo entendimento do corpo.

Sua precursora é a Anatomia, pois é necessário o conhecimento prévio das estruturas do corpo, sua localização, constituição e função básica. O Fisiologista não atua somente na área humana, mas também há ramos de fisiologia geral e animal, aonde o funcionamento dos mais diversos organismos é posto em evidência. A atuação do fisiologista no diagnóstico e na criação de novas ferramentas que garantam a saúde é constante, pois sem o entendimento do funcionamento do corpo é impossível determinar o que lhe trará cura ou não.

3 comentários:

  1. Mande seus links para
    http://biomedlinks.blogspot.com/
    Para aumentar as visitas do seu site.

    Brunno Câmara
    biomedicinapadrao.com

    ResponderExcluir
  2. Ola adoro seu site estou sempre te visitando muito bom seu conteúdo!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de fisio *-*

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)