terça-feira, agosto 9

Habilitações Biomédicas - Acupuntura




Em terras ocidentais, a arte do tratamento médico por meio da acupuntura é considerada (pela OMS) como técnica complementar, ao contrário do que é considerado em terras orientais. Basicamente, ela consiste na aplicação de agulhas terapêuticas em pontos específicos do corpo, escolhidos de acordo com o tratamento que se busca. Apesar de para muitos parecer algo controverso, tem sua eficácia comprovada e está cada vez mais ganhando campo como forma de complementação de tratamentos médicos e até mesmo como estética e relaxamento. E o Biomédico é um dos profissionais aptos a exercer a função da acupuntura.

A agulha de acupuntura
A acupuntura trabalha, por definição da Fisiologia, em pontos receptores neuronais específicos. Esse estímulo por sua vez, viaja por todo o nervo até o canal neuronal da coluna vertebral até chegar ao encéfalo. Lá atinge diretamente áreas importantes, como o hipotálamo e a hipófise promovendo o equilíbrio destes e por consequência de muitas outras áreas do corpo, pois estas duas glândulas em conjunto regulam o funcionamento de muitos outros órgãos endócrinos do corpo. Assim o tratamento bem feito e elaborado de acupuntura consegue efeitos muito positivos no corpo todo, tanto à nível físico quanto psicológico, sendo utilizado até mesmo no tratamento de distúrbios relacionados à mente.

Acupuntura com ventosas
Muitas pessoas porém, pensam que o tratamento de acupuntura envolve somente o uso de agulhas, mas estão enganados. São aplicados além das agulhas, pressões com os próprios dedos, aquecimento de certas regiões, ventosas e até mesmo estimulação por laser. Dependendo do que for tratado, diferentes estímulos em diferentes regiões com diferentes técnicas podem ser aplicados, tudo dependendo da avaliação de um profissional capacitado.

A grande pergunta... acupuntura dói?

Não algo que possa ser encarado como dor. O que pode acontecer é sentir a leve agulhada na pele da introdução das agulhas e dependendo da região e profundidade, pode se sentir peso na região, sensação de queimor, distensão ou choque, mas nada muito agressivo ou forte. São sensações toleráveis que geralmente ocorrerão no início do tratamento. É importante ressaltar que o agulhamento adequado e a escolha das regiões, pressões e profundidades adequadas são requisitos essenciais para um tratamento agradável e indolor.



A acupuntura é uma das especializações do Biomédico, que mostra como esta é uma ciência diversa na área da saúde, atuando até mesmo em campos de tratamentos complementares. Esta especialização é regulamentada por lei e pelo CFBM.


4 comentários:

  1. Não doí nada gente, acupuntura é muito bom, relaxa, recomendo a todos fazer! Seu Site é ótimo, um conteúdo fácil e bom de ler, isso é importante.

    ResponderExcluir
  2. Nossa faz tanto tempo que não faço Acupuntura é ótimuuuuu. To precisando kkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. é muito boom fazer acupuntura, mas para nós biomédicos, como vai o campo de trabalho? Onde podemos trabalhar sendo especializados em acupuntura? Por que aqui no sul está bem difícil o mercado de trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Nicole!

    O Biomédico acupunturista pode trabalhar em clínicas especializadas neste tipo de terapia ou ainda abrir a própria clínica realizando ele mesmo o procedimento. Isso claro, depois de ter passado por um curso desta especialização reconhecido pelos órgãos regulamentadores da mesma e solicitando ao CFBM permissão para tal.

    O mercado está realmente complicado aqui nas áreas do Sul, de que estado você é?

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)