terça-feira, outubro 4

Habilitações Biomédicas - Anatomia Patológica



A anatomia patológica consiste na análise  macroscópica em conjunto com a microscopia de órgãos, tecidos e células na busca pelo diagnóstico de patologias e pelo entendimento das transformações sofridas por estas estruturas em cada quadro patológico. O profissional que atua nesta especialização é o Patologista. Atualmente no Brasil, os profissionais de Biomedicina e Medicina estão aptos a exercer a função de patologistas mediante especialização/residência após o término da graduação.

Como já sabemos, a anatomia trata do estudo macroscópico de todos os órgãos de um organismo. Em determinados casos, ocorrem lesões ou modificações visíveis na estrutura destes que permite correlacionar com alguma patologia. Também existe a necessidade de uma análise histológica por meio da microscopia para detectar e avaliar alterações à nível celular que possam ter ocorrido neste órgão ou estrutura, o que ocorre principalmente por meio das análises e testes imuno-histoquímicos.

Esta relação de macro com microscopia torna o trabalho da Anatomia Patológica importantíssima na análise e emissão de laudos que determinem as patologias presentes em um paciente e possa a partir disto, determinar-se qual o melhor tratamento a ser aplicado. É importante também em autópsias que determinam a causa da morte de um organismo pela análise de suas estruturas, podendo determinar qual a patologia ou quais os fatores que levaram ao óbito. A patologia experimental permite também o avanço dos estudos no tratamento de doenças por meio da pesquisa.

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (Resolução Nº 145, de 30 de Agosto de 2007), o biomédico habilitado em Anatomia Patológica poderá realizar todas as análises que envolvem a macroscopia, microtomia, diagnósticos histoquímicos e imunohistoquímicos, firmando os respectivos laudos, entre outros inerentes a função. Para garantir a qualidade da execução destes exames, a habilitação em Anatomia Patológica deverá contar com o seguinte conteúdo programático: a) anatomia geral, b) anatomia topográfica, c) patologia geral, d) patologia sistêmica, e) anatomia patológica, f) noções básicas de diagnóstico por imagem, além de uma carga horária mínima de 500 horas de estágio.

É um ramo importantíssimo, como muitos outros que são especializações da Biomedicina, pois contribuem grandemente na busca pelo diagnóstico de doenças e por permitir a determinação e o estudo para se chegar a uma cura. Ela é uma união de muitos conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas da graduação, principalmente anatomia, histologia e patologia e muitas outras. O patologista, seja ele médico ou biomédico é fundamental para preservação da saúde.

2 comentários:

  1. Fui informada por um profissional Biomédico que, não podemos exercer esta profissão de Anatomia Patológica, pelo fato de os médicos não aceitarem laudos de Biomédico.
    Mas CRBM1( (Resolução Nº 145, de 30 de Agosto de 2007), fala que o Biomédico tem o direito de exercer...
    Como funciona?

    ResponderExcluir
  2. olá, gostaria de saber em que local possui essa especialização. Desde já agradeço,
    Estudante de Biomedicina da Unesc - Criciúma -Sc

    ResponderExcluir

Gostou do post? Tem alguma sugestão, alguma crítica (construtiva, é claro)? Então comente! Mas nunca se esqueça da ética e do respeito, por favor! Somente assim seu comentário será muito bem vindo! (O comentário dependerá da aprovação da moderação)